ÓrtesesEncontrando soluções

Dentre as diversas possibilidades, disponíveis no mercado, temos a tarefa de fornecer a melhor opção, que
encaixa-se à sua necessidade específica, afim de trazer controle biomecânico, conforto e bem estar.

Órtese Plantares

As órteses plantares têm como objetivos a redistribuição de carga, alívio de pressão em regiões específicas, compensação de encurtamentos e alinhamento estrutural postural.

Nos pés diabéticos, a prevenção tem papel fundamental. Dentre as complicações, podemos citar a neuropatia diabética, responsável pela grande incidência de úlceras plantares e amputações de membros inferiores. A utilização de calçados especiais com solados biomecânicos e palmilhas termomoldáveis de contato total, é fundamental para prevenção e tratamento de lesões.

O IPO utiliza a baropodometria (plataforma com sensores pressóricos) para as avaliações plantares tanto para análises estáticas quanto dinâmicas. Com as informações coletadas é possível observar:

  • - Ponto máximo de pressão em cada pé e pressão média;
  • - Porcentual de pressão em ante-pé e retro-pé;
  • - Área de contato em cada segmento;
  • - Projeção do centro de massa corpóreo durante deslocamento;
  • - Picos de pressão e tempo de contato com o solo.

SMO - AFO - KAFO

O SMO (órteses sub maleolar), tem como objetivo neutralizar os desvios em pronação do retro-pé que ocorrem na articulação sub-talar em pacientes com distúrbios neuro-musculares.

Os AFO´s (órteses de pé e tornozelo) confeccionados em termoplásticos ou em fibra de carbono, são indicados para manter a articulação do tornozelo em posição funcional em pacientes com pés eqüinos.

Os KAFO´s (órteses que envolvem articulações do joelho, tornozelo e pé) são indicados para pacientes com falta de controle muscular nas articulações dos membros inferiores. Articulações com controles mecânicos ou eletrônicos auxiliam na estabilidade do joelho durante a postura em pé e durante a marcha.

Órteses de Reciprocação Parawalker e Walkabout

O Parawalker permite que paraplégicos com lesões entre T1 e L1 realizem marcha de quatro pontos com baixo gasto energético e maior velocidade.

O Walkabout é indicado para pacientes paraplegicos com lesões entre T8 e L2. Esta órtese permite um bom equilíbrio em pé e marcha com baixo esforço. Um dispositivo medial localizado abaixo da virilha pode ser removido durante as transferências.

Escoliose - Cifose

As órteses utilizadas para tratamento de desvios posturais, devem ser confeccionadas sob medida. Nas escolioses, as órteses devem realizar uma correção tridimensional com derrotação do corpo vertebral e diminuição da angulação.

O acompanhamento mensal durante a utilização da órtese se faz necessário para que ajustes sejam realizados a medida que ocorra redução da curvatura.

Unidade Campinas

Av. José de Souza Campos, 510
Nova Campinas, Campinas, SP
CEP 13090-615
Telefone (019) 3236-6599 ou (019) 3236-0500

Unidade São Paulo

Rua Natingui, 412
Alto Pinheiros, São Paulo, SP
CEP 05443-000
Telefone (011) 2613-9967 ou (011) 2613-9968

Unidade Belo Horizonte

Rua Grao Mogol, 502
Carmo, Belo Horizonte, MG
CEP 30310-010
Telefone (031) 2520-8282 ou (031) 2520-8787

Todos os Direitos Reservados 2017 • IPO Instituto de Prótese e Órtese

IPO Instituto de Prótese e Órtese