Que o coto é a parte do membro que permanece após uma amputação você provavelmente já sabe. No entanto, o que nem todo mundo sabe é que para que a cicatrização desse coto seja correta é fundamental ter alguns pequenos cuidados diários.
Os primeiros cuidados logo após a amputação devem ser em relação à higiene.
São eles:
- Lavar o coto: É importante lavá-lo com água morna e sabão neutro pelo menos 1 vez ao dia. Evite água muito quente ou produtos químicos. Eles podem secar a pele, atrasando a cicatrização.
- Secar o coto: deve ser seco sem raspar na cicatriz;
- Fazer massagem ao redor do coto: Com um creme hidratante, o paciente deve fazer uma massagem em torno do coto. Ela ajuda a hidratar a pele bem como melhora a circulação no local.
Os cuidados de higiene não são os únicos que devem ser colocados em prática. Além deles, o amputado deve também:
- Manter o coto sempre em posição funcional: a posição do coto deve ser semelhante à quando existia o membro completo. Isso ajuda a manter a mobilidade do mesmo;
- Mudar o corpo de posição: Mude sempre de posição para evitar contraturas;
- Realizar exercícios com o coto: faça pequenos movimentos várias vezes ao dia afim de estimular e manter uma boa circulação;
- Tomar banhos de sol: a vitamina D, advinda do sol, fortalece o osso e a pele do coto;
- Não deixar o coto pendurado: nunca deixe o coto sem apoio, como por exemplo fora da cama ou cruzado sob as pernas;
- Evitar pancadas: Pequenos traumas no coto prejudicam a sua cicatrização.Por fim, vale lembrar: beber muita água durante o dia e manter uma alimentação equilibrada e rica em alimentos alimentação rica em alimentos cicatrizantes, como frutas cítricas, brócolis e espinafre, ajudam a manter as células da pele e dos tecidos hidratadas e saudáveis. Isso acelera a cicatrização e previne uma série de problemas, como infecções.