Tipos de mãos: conheça a variedade de modelos

Dr. José André Carvalho
dezembro 29, 2024

Os tipos de mãos protéticas são um exemplo de como a tecnologia tem avançado para…

Menino de costas, olhando para um rio. Ele está apoiado na mureta de um cais e abraçado pelo que parece ser seu pai. O foco principal da imagem é a mão protética do pai, que é um exemplo avançado dos diferentes tipos de mãos mecânicas disponíveis para próteses.

Os tipos de mãos protéticas são um exemplo de como a tecnologia tem avançado para transformar vidas, oferecendo soluções adaptadas às necessidades de cada indivíduo. 

Hoje, próteses vão além de funcionalidades básicas, afinal, elas são responsáveis por proporcionar mobilidade, precisão e até mesmo sensibilidade aprimorada. 

Continue a leitura deste post do IPO Brasil para conhecer a variedade de modelos disponíveis, aqui, vamos destacar suas características e benefícios, para que você possa entender como essas inovações estão redefinindo a acessibilidade e a independência dos amputados. Acompanhe!

Quais são os tipos de mãos?

A perda de uma mão ou parte do braço é uma experiência transformadora que traz desafios marcantes, mas também possibilidades de adaptação e superação para os indivíduos que passaram por uma amputação.

Escolher uma prótese certa para mãos e dedos é essencial para o sucesso na recuperação, além da retomada da qualidade de vida após a cirurgia de remoção do membro.

Abaixo, conheça os principais modelos de próteses e suas funções:

Prótese cosmética

É um dispositivo desenvolvido sob medida para substituir a mão ou os dedos perdidos de uma pessoa, com o objetivo principal de restaurar a aparência do membro ausente. 

Além de contribuir para a aparência física, ela também ajuda a reforçar a confiança e a autoestima do usuário.

Essas próteses são cuidadosamente personalizadas, considerando características como o tom de pele, os contornos anatômicos e até detalhes sutis, como veias e marcas específicas, para alcançar um resultado altamente realista.

O processo de fabricação inclui várias etapas, desde a criação do molde inicial até a aplicação dos acabamentos. 

Geralmente, utiliza-se silicone médico, um material resistente e flexível que pode ser pigmentado para combinar perfeitamente com a pele do paciente. 

Técnicas avançadas, como escultura manual e impressão 3D, são empregadas para garantir máxima precisão nos detalhes e um aspecto natural.

Prótese mecânica 

As mãos mecânicas são dispositivos projetados para imitar a forma e a função das mãos humanas. Elas funcionam pela contração muscular que gera um sinal elétrico captado por eletrodos.

Geralmente, esse mecanismo é composto por três dedos, além de realizar movimentos simples de abertura e fechamento. Ele também utiliza dois pontos musculares para diferentes ações (extensão e flexão).

A propósito, alguns modelos de próteses, têm variações como sistema digital de velocidade única, que ajusta a velocidade conforme a força da contração, e sensor speed, que oferece maior rapidez.

Tais mecanismos são os mais avançados disponíveis no mercado. Eles são alimentados por uma fonte de energia externa ao corpo e controladas pela contração dos músculos, que gera impulsos elétricos utilizados no sistema de controle. 

Basicamente, o funcionamento da prótese ocorre por meio de impulsos elétricos enviados pelo cérebro e captados pelo músculo

Esses sinais são recolhidos no tecido muscular e processados para acionar o mecanismo de movimento do dispositivo.

Prótese mioelétrica 

Com o progresso da tecnologia, foram adicionadas novas funcionalidades às próteses de mãos e novos designs foram desenvolvidos. Um exemplo notável é o dispositivo mioelétrico.

Esse modelo opera por meio de sensores ligados ao membro, os quais, ao detectarem a contração dos músculos, captam os sinais elétricos e os transmitem para o sistema da prótese, que executa o movimento desejado.

Nesse tipo de mecanismo, o movimento primário consiste na abertura e fechamento dos dedos da mão.

Esse dispositivo foi desenvolvido para pacientes que precisaram amputar de um a cinco dedos da mão ou que apresentam alguma deficiência na área. A perda deve estar distante do pulso e próxima à articulação metacarpofalangeana.

Prótese biônica

A mão biônica é uma prótese avançada projetada para imitar a funcionalidade do membro humano de forma natural. 

Tal dispositivo foi desenvolvido com tecnologia de ponta, incluindo sensores e materiais leves, que permitem que os usuários controlem movimentos precisos dos dedos e da mão. 

Os dispositivos são capazes de realizar uma variedade de tarefas complexas, como segurar objetos delicados, digitar no teclado de um computador. 

Em geral, essas próteses representam um grande avanço na tecnologia de reabilitação, o que proporciona aos indivíduos uma maior qualidade de vida e independência.

Dessa forma, elas também aumentam a capacidade das pessoas que sofreram uma amputação de voltar a realizar tarefas do dia a dia, como cozinhar, limpar ou até mesmo tocar um instrumento musical. 

Por fim, a mão biônica representa uma tecnologia de ponta, operando por meio de eletrodos conectados na superfície da pele, recebendo sinais de movimento dos músculos do paciente. 

Estes sensores detectam impulsos elétricos, concedendo uma mobilidade aprimorada, especialmente, para aqueles que sofreram uma amputação na região superior. 

Prótese recreacional

A prótese de mão recreacional é um dispositivo desenvolvido para atender a funções ou atividades específicas, geralmente voltadas ao lazer ou a um interesse pessoal do usuário. 

Ao contrário das próteses convencionais, que têm como foco a mobilidade e a funcionalidade geral, os dispositivos recreacionais são projetados para facilitar a execução de tarefas ou esportes específicos, como segurar um taco de golfe, uma raquete de tênis ou até mesmo manusear ferramentas.

Além disso, muitas vezes, tais mecanismos são mais leves e com uma construção que favorece o desempenho nas tarefas específicas, ao mesmo tempo em que oferecem conforto e praticidade.

Embora sejam usadas predominantemente em contextos de lazer, as próteses recreacionais têm um grande impacto na qualidade de vida, permitindo que os usuários continuem participando de suas atividades favoritas e desfrutem de uma maior sensação de independência.

Prótese híbrida

Combina força corporal e controle elétrico, sendo ideal para próteses transfemurais. Essa tecnologia permite o movimento simultâneo de cotovelo, mãos e dedos, ampliando a funcionalidade.

Portanto, cada modelo disponibiliza soluções únicas para as necessidades individuais, ajudando os pacientes a superar limitações e recuperar independência.

Tirinha para e-book sobre tipos de próteses de membros inferiores do IPO Brasil.

Tipos de mãos: como escolher a melhor prótese para cada caso?

A escolha de uma prótese de mão envolve uma série de fatores que devem ser adaptados às necessidades pessoais e ao estilo de vida do usuário. 

Entre os principais critérios para tomar essa decisão, destacam-se:

  • Tipo de amputação: o nível da amputação (se for a mão, parte do braço ou acima do cotovelo) influencia diretamente o tipo de prótese necessário, como próteses de mão, transfemurais (acima do cotovelo) ou transtibiais (abaixo do cotovelo);
  • Objetivo da prótese: dependendo da finalidade de uso, o dispositivo pode ser cosmético (focado apenas na aparência) ou funcional (permitindo movimentos e ações). Para atividades específicas, como esportes ou trabalhos manuais, uma prótese recreacional pode ser a melhor opção;
  • Capacidade funcional: as próteses variam de modelos simples, como as mecânicas, que dependem de movimentos corporais, até modelos mais avançados, como as mioelétricas e biônicas, que oferecem controle preciso por meio de eletricidade e sensores musculares;
  • Estilo de vida e atividades diárias: o tipo de exercício físico e as tarefas realizadas com frequência, como carregar objetos, praticar esportes ou manusear ferramentas, devem ser considerados para garantir que o dispositivo atenda a essas demandas de maneira eficiente;
  • Orçamento e manutenção: o custo dos aparelhos pode variar, os modelos mais tecnológicos, como as biônicas, geralmente são mais caros e exigem uma maior manutenção e suporte técnico;
  • Conforto e ajuste: é fundamental que a prótese se encaixe corretamente e ofereça conforto, para evitar incômodos e problemas de mobilidade no longo prazo;
  • Estética: para algumas pessoas, a aparência natural do dispositivo é uma prioridade, especialmente em situações sociais ou profissionais, onde um visual mais realista pode ser importante.

Esses critérios são essenciais para garantir que a prótese escolhida seja adequada às necessidades individuais, propiciando maior independência e qualidade de vida ao usuário.

E-book - Guia para o amputado: baixe seu e-book agora. IPO - Instituto de Prótese e órtese.

Onde é possível encontrar tipos de mãos?

Adquirir uma prótese de qualidade requer pesquisa cuidadosa e colaboração com profissionais de saúde especializados. Dessa forma, o dispositivo pode ser obtido em:

  • Clínicas e centros de reabilitação especializados;
  • Diretamente com fabricantes reconhecidos;
  • Em sites que oferecem tais serviços.  

Independentemente do local escolhido para comprar o dispositivo, é primordial buscar orientação profissional, além de garantir que a prótese atenda às necessidades específicas do usuário.

Tipos de mãos é no IPO Brasil 

Agora que já sabemos sobre os tipos de mãos e os melhores modelos, vale lembrar que todas as unidades do IPO oferecem o que há de mais moderno no segmento de prótese e órtese, além da reabilitação física.

No Instituto, as indicações são realizadas após minuciosa avaliação clínica. Em laboratórios próprios, próteses e órteses são confeccionadas de forma personalizada atendendo as necessidades específicas das pessoas amputadas.

Enquanto isso, a equipe de reabilitação acompanha os pacientes durante todo o processo de reabilitação. Nossa equipe está preparada para entender o seu caso e avaliar com cuidado a sua necessidade específica. 

Entre em contato conosco agora mesmo! 

Reabilitamos pessoas amputadas para viver sem limitações. Há mais de 30 anos mostrando para pacientes que tudo é possível. Agende uma avaliação no Instituto de Prótese e Órtese!

Receba nossas novidades

Siga-nos